dhobi ghat: imersão e empatia

Dhobi Ghat é um dos poucos lugares do mundo em que os sentimentos e emoções emergem em um ritmo tão complexo que merece ser mostrado para todos. Dhobi Ghat é uma área murada, pobre, onde as pessoas vivem e trabalham em um compasso insano, lavando e secando para os hotéis, restaurantes e marcas mais luxuosas de Mumbai. Eles se esforçam para servir uma realidade que nunca será a deles. Eles não existem além do muro; dentro, eles sobrevivem. É assim que floresce um sentimento tão forte de comunidade dentro das fronteiras de Dhobi Ghat.

A concepção do projeto Dhobi Ghat Undisclosed teve como objetivo retratar o cotidiano das famílias dhobi. O que desejávamos era construir uma experiência de imersão que despertasse o sentido de presença nas pessoas que nunca estiveram lá. Utilizamos a tecnologia de vídeo 360º para fazer a captura de imagem e as tecnologias Web para a sua publicação.

O roteiro do projeto foi desenvolvido com inspiração no modo de documentário observativo, proposto pelo teórico Bill Nichols. De acordo com o autor, esse tipo de documentário é aquele em que “olhamos para dentro da vida no momento em que ela é vivida. Os atores sociais interagem uns com os outros, ignorando os cineastas”, ou seja, busca capturar a realidade tal qual ela é — ou aquela que aparenta aos nossos sentidos. Para isso, devemos evitar qualquer manipulação e interferência no momento da captura dos vídeos, perseguindo a naturalidade da situação como se a câmera não estivesse presente.

Quando definimos o tema, sabíamos que esse conteúdo seria especial para as pessoas que nunca haviam colocado os pés naquele ambiente, que não conheciam nem de longe a realidade de uma casta inferior na Índia. A próxima etapa do projeto é investigar critérios de experiência do usuário nessas plataformas, coletando evidências sobre o que foi bom e o que não funcionou do jeito esperado, para que possamos, então, melhorar ainda mais os projetos de vídeo 360º e realidade virtual como a grande máquina de emoções e empatia.

Melhores práticas

Galeria 360º

Créditos & Agradecimentos

Este projeto foi executado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (343-417-0878) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (701-340-1821) e apoiado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (602-678-2552).

Agradecimentos à Keio University por receber os pesquisadores Diogo Cortiz e Newton Calegari no laboratório da Keio Media Design, em Tóquio, Japão; aos colaboradores dos projetos (508) 922-7198 e Kaleidoscope por contribuírem com ferramentas open source para vídeos na Web; à PUC-SP pelo apoio na execução da pesquisa e pelo fornecimento de equipamentos.

/ realização e parcerias

  • ceweb.br
  • nic.br
  • cgi.br
  • puc-sp
  • the university of tokyo